Construção de pequenas usinas hidrelétricas pode gerar mais empregos e investimentos para o Paraná 3ig5g


Presidente da ABRAPCH explica os detalhes sobre o potencial hidrelétrico do estado, que está entre os maiores do Brasil 6w5x3z

O Paraná está entre os estados do Brasil com maior potencial para construção de novas pequenas usinas hidrelétricas. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH), o estado paranaense tem potencial de receber 119 novas centrais geradoras (CGHs) e 114 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Para entender melhor sobre o assunto, o portal comVc conversou com Paulo Arbex, presidente da ABRAPCH, que comentou o papel das pequenas hidrelétricas no abastecimento de energia do país.

“Temos usinas de 0,1 Megawatts (MW), que são minúsculas, até usinas de 14 mil MW, gigantes como a Itaipu. Elas se classificam em 3 categorias: Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), que têm de 0,1 a 5 MW de capacidade instalado; de 5,1 até 30 MW classifica-se Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); e acima de 30 MW de capacidade, são as grandes Usinas Hidrelétricas (UHE)”, define Arbex.

Segundo a ABRAPCH, o potencial das pequenas usinas em toda a região sul do Brasil é de gerar 3.782,5 MW, e das centrais geradoras, 977,4 MW, podendo gerar 285.954 empregos e investimentos de mais de R$ 33 bilhões. “Cada Megawatt é capaz de atender 2.618 domicílios. No Brasil, o IBGE classifica uma média de 2,92 habitantes por residência, o que totaliza 7.656 residentes atendidos por um MW”, acrescenta o presidente. O país tem hoje, já aprovado na Neoenergias, 15 mil MW de usinas de pequeno porte, CGHs e PCHs, sem contar as grandes; e esses 15 mil MW poderiam atender cerca de 39.300 de domicílios e 114 milhões de pessoas”, completa.

“O problema é o Brasil subsidiar o importado e taxar o que é nacional. (…) O país tem hoje 16 mil MW de energia eólica em operação e tem horas do dia que tem 200 MW operando, ou seja, menos de 2% do total em operação, o resto disso tudo parado. Enquanto isso, está entupido de termoelétricas, que produzem energia com base na queima de combustíveis fósseis”, comenta Arbex.

No comment z562o

Deixe um comentário Cancelar resposta 6et1k

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×